Clínica Zenha Blog

Saúde Oral

Consultas em tempo de Covid-19 – Saiba como proceder

Neste tempo em que estamos a passar por uma doença pandémica, as clínicas de Medicina Dentária foram obrigadas a encerrar, podendo abrir apenas para determinadas urgências.

Agora que reabrirmos, existem algumas limitações e cuidados que deve ter conhecimento.

Comecemos pelo início.

Quer marcar uma consulta com o seu médico dentista, o que deve fazer é marcar por via telefónica, email ou whatsapp, não se dirigindo pessoalmente à clínica.

Ao fazer a marcação vai responder a um questionário com o objectivo de avaliar o risco de contágio por covid-19.

Este questionário irá dar-nos informação sobre a sua sintomatologia, se esteve doente ou se suspeita estar, se esteve ou está em contacto com pessoas com a doença.

Caso exista suspeita ou confirmação de doença é aconselhado que adie a sua consulta caso não se trate de uma urgência.

Caso seja uma urgência inadiável deve marcar a sua consulta ao final do dia, numa hora específica para que não haja cruzamento entre pacientes, mas não se preocupe, se for o caso a clínica irá orientá-lo da melhor maneira.

Antes ainda da consulta deve ter atenção ao horário da mesma, este ponto é da máxima importância, não se deve atrasar nem adiantar, o horário da consulta terá que ser rigorosamente cumprido, uma vez que foi orientado para um menor cruzamento de pessoas na clínica e a contar com os períodos de desinfecção do espaço.

Caso esteja adiantado deve aguardar no carro ou fora da clínica, caso esteja atrasado por favor avise a clínica.

Já na clínica também são vários os cuidados a ter.

O uso de máscara é obrigatório, e só deve retirar quando estiver na cadeira a receber os tratamentos médicos necessários; após entrar deve desinfectar as suas mãos com a solução de álcool existente para o efeito e colocar o material de proteção individual fornecido pela clínica.

Será realizada a medição da sua temperatura corporal. Deve levar consigo o mínimo de objetos possível, apenas o indispensável (evite pulseiras, anéis, brincos, malas, casacos extra, computadores, jornais, revistas, livros).

Iremos disponibilizar um local específico para guardar os seus bens pessoais.

Não estranhe a ausência de carpetes, revistas, etc. que costuma normalmente ver na nossa sala de espera, faz parte dos cuidados recomendados para se conseguir uma melhor desinfecção do espaço.

Dentro do gabinete médico os cuidados e recomendações ser-lhe-ão fornecidos pela nossa equipa aquando da consulta.

Aqui apenas é autorizada a entrada de acompanhantes em situações especiais como de menores de idade e pacientes com características específicas, devendo ficar a uma distância de dois metros e com máscara colocada.

No final da mesma, deve-se dirigir à recepção onde o tipo de pagamento privilegiado deve ser o multibanco.

Antes de sair da clínica deve remover os cobre sapatos colocando no caixote do lixo indicado e desinfectar novamente as suas mãos.

Estas são recomendações gerais que deve ter para se proteger a si e aos outros, tente encarar como uma nova realidade, de um modo tranquilo mas responsável.

Alguma dúvida que tenha estamos sempre disponíveis pelos canais oficiais: telefone, whatsapp, instagram e facebook.

Escrito por Drª. Mónica Miranda

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Categorias

Marcar Consulta

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO