Clínica Zenha Blog

Higiene Oral

Tem mau hálito? Saiba como acabar com ele

O mau hálito, também conhecido por Halitose, afeta a qualidade de vida dos indivíduos pois acarreta um impacto na coexistência social, pessoal e profissional, significativo, traduzindo-se numa redução da autoestima.

As causas do mau hálito são diversas:

• estado de saúde geral;
• condição física;
• presença de patologias orais e/ou sistémicas;
• hábitos alimentares;
• medicamentos;
• fatores ambientais;
• estilo de vida.

Então como podemos tratar e/ou reduzir o mau hálito?

Beba água

A boca seca é o ambiente ideal para as bactérias causadores do mau hálito. Isto devese ao facto de elas serem anaeróbias, ou seja, gostam de ambientes com pouco ou nenhum oxigénio.

Por esse motivo, é importante que beba pelo menos 8 copos de água por dia.

Evite alimentos ácidos e açúcar

Evite bebidas ácidas e açucaradas como refrigerantes e café, porque as bactérias alimentam-se destes substratos. Além de que desidratam o organismo.

Faça uma boa higiene oral

Uma higiene oral inadequada conduz à formação de placa bacteriana e, como já discutimos, podem conduzir a gengivite ou periodontite.

Esta situação aliada à presença de bactérias potenciadores de mau hálito é a receita para mau odor. Não se esqueça de escovar a língua.

Faça um check-up

Doenças sistémicas, como a Diabetes Mellitus, ou a toma de certos medicamentos afeta a produção salivar provocando boca seca. Visite o seu médico de família e faça um check-up geral.

Evite o cigarro e o álcool

Além de originarem mau hálito, diretamente, provocam redução do fluxo salivar e podem incitar e/ou agravar a doença periodontal.

Escrito por Drª Raquel Brandão Carvalho

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Categorias

Marcar Consulta

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO