Clínica Zenha Blog

Implantes e Reabilitação Oral

Preciso de um implante o que tenho de fazer?

Antes de passarmos à questão lançada vamos primeiro falar do que é um implante.

O implante dentário é o substituto fixo da raiz do dente, o que nós comummente nomeamos de “parafuso”. Este fica submerso no nosso osso.

Costumo muitas vezes explicar usando uma comparação do nosso dia a dia para que seja mais simples, quando penduramos um quadro, o parafuso que fica dentro da parede corresponde ao implante e a peça que fica por fora onde o quadro encaixa corresponde à coroa.

Mais fácil de visualizar assim?

Quando temos um espaço edêntulo, ou seja, sem dentes, podemos optar por reabilitar esta zona com implantes, tanto em casos de perda apenas de um dente, vários ou mesmo uma arcada total.

O que deve então fazer caso se reveja neste caso?

Antes de mais marcar consulta de avaliação. Nesta consulta será feita uma visualização intra e extra oral criteriosa e um raio-x a 3 dimensões, TAC.

Este meio auxiliar de diagnóstico é essencial para que possamos verificar o volume ósseo e as estruturas adjacentes de modo a podermos planear a colocação dos implantes. Também nesta consulta fazemos uma avaliação fotográfica do seu sorriso.

Este ponto é importante para avaliar a harmonia do mesmo e para comunicarmos mais facilmente com o laboratório e com o paciente, mostrando no ecrã de uma televisão para que nos consiga dizer o que gosta, o que não gosta e gostaria de alterar.

Será também aqui que será realizada a sua história clínica a nível dentário e de saúde geral, onde nos dirá por exemplo que medicação toma e os problemas de saúde que tem.

Nesta consulta fica a saber o plano de tratamento ideal para o seu caso e o valor do mesmo.

Caso aceite avançar, a nossa equipa irá planear a cirurgia de colocação de implantes usando a TAC já realizada, as fotografias e as impressões digitais com scanner que tiramos à sua boca para que no dia da consulta possamos ter tudo preparado.

Levará também consigo a receita com a medicação e recomendações necessárias para o dia e pós-operatório.

Em todos os casos em que existam dentes em boca previamente à colocação de implantes será feita uma consulta de higiene oral para que possamos diminuir a carga bacteriana presente, de modo ao procedimento ser realizado com a maior segurança.

Caso estejamos perante um caso de uma arcada total, serão feitas consultas anteriormente à colocação de implantes para provas relacionadas com a forma, cor, posição dos dentes.

A cirurgia de implantes tem como objectivo repor a sua qualidade de vida, principalmente devolvendo o conforto na mastigação e estética.

É um processo simples, em que tudo lhe será explicado e todas as questões esclarecidas.

Escrito por Drª. Mónica Miranda

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Categorias

Marcar Consulta

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO