Clínica Zenha Blog

Implantes e Reabilitação Oral

Qual a diferença entre um implante e uma coroa?

Os implantes dentários oferecem um tratamento eficaz para a substituição de dentes perdidos. Desde o trabalho pioneiro de Brånemark nos anos 60, vários milhões de implantes de titânio foram produzidos e colocados em pacientes, sendo que se reporta que o seu número irá aumentar de ano para ano.

Este aumento deve-se à cada vez maior tendência de nós, Médicos Dentistas, propormos aos nossos pacientes a colocação de implantes dentários de modo a melhorarem a sua qualidade de vida ao nível da estética, mastigação e estabilidade a longo prazo.

Uma das grandes duvidas quando falamos de implantes passa por saber reconhecer a diferença entre o implante e a coroa.

Vamos tentar, de uma maneira simples, explicar esta diferença.

Os implantes são o substituto fixo da raiz do dente, ou seja, a peça que fica fixa dentro do osso e que não conseguimos ver a olho nu, apenas com raio-x.

A coroa é o que realmente vemos e que substitui a coroa do dente, a nível de estética e mastigação, ou seja, a parte branca. Quando existe a falta de um dente e queremos apenas substituir essa ausência, para colocarmos a coroa precisamos do suporte do implante.

Fazendo uma analogia com algo da nossa rotina, imaginem um quadro aparafusado numa parede, precisamos do parafuso que entra na parede para dar suporte (neste caso seria o implante) ao quadro que encaixa no parafuso (a coroa).

Acharam simples?

Escrito por Drª. Mónica Miranda

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Categorias

Marcar Consulta

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO