Clínica Zenha Blog

Implantes e Reabilitação Oral

Quanto tempo dura um implante dentário?

Uma dúvida muito comum, nos nossos pacientes, e muito pertinente, concerne à durabilidade dos implantes dentários. “Será que duram para sempre?”

A resposta não é simples. Os estudos de sobrevivência dos implantes dentários apresentam uma elevada taxa de longevidade e podem sim durar muito tempo (para sempre, até), mas essa previsão depende de alguns fatores:

  • Fatores do hospedeiro: porque motivo o(s) dente(s) foi/foram perdido(s)? Há historial de doença periodontal? Hábitos tabágicos? Quantidade e qualidade do osso, entre muitos outros fatores…

Este ponto ajuda-nos a determinar a causa da perda dentária e verificar se existirá algum/alguns fator(es) de risco para a perda do(s) implante(s) dentários.

  • Implante dentário: atualmente existem inúmeras marcas de implantes dentários e estes variam muito de características.Há algumas marcas bem estudadas a longo prazo no mercado, enquanto outras carecem deste tipo de estudos a longo prazo.Não quer isto dizer que sejam melhores ou piores, mas apenas que carecem de comprovação.
  • Cuidados pós-operatórios: são essenciais para evitar/reduzir complicações operatórias e a estabilidade a curto e médio prazo.
  • Higiene oral: é muito importante não só nos primeiros dias pós-cirurgia, mas principalmente no longo prazo.A saúde oral deve ser mantida com os cuidados de higiene oral básicos, uma vez que a má prática ou falta de medidas de higiene oral está associada a maior taxa de complicações biológicas nos implantes dentários, que inevitavelmente aumenta as suas taxas de perda no longo prazo.
  • Consultas periódicas: São imperativas, já que poderão ser identificados, o mais cedo possível, quaisquer problemas que poderão comprometer a sua sobrevivência a longo prazo.

Escrito por Drª. Mónica Miranda

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Categorias

Marcar Consulta

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO