Clínica Zenha Blog

Facetas Dentárias

Quanto tempo preciso para colocar facetas dentárias?

São cada vez mais os pacientes que se interessam e valorizam a importância  de ter um sorriso bonito, e uma dúvida muito frequente dos que nos procuram é  “Quantas consultas são necessárias ou quanto tempo é que preciso para  colocar facetas dentárias nos meus dentes?”

De um modo geral, para a realização deste tipo de tratamento com facetas  dentárias são necessários alguns passos fundamentais. O protocolo de  atuação inicia-se sempre com a recolha de dados para diagnóstico e  planeamento do novo sorriso. 

Nesta primeira consulta, é avaliada a condição de saúde oral e são definidas  quantas facetas dentárias serão necessárias para um resultado, estético e  funcional, satisfatório. Neste sentido, são realizadas fotografias (intra e extra orais) e um pequeno vídeo. Fazemos, ainda, exames complementares  radiográficos e um scan digital (moldagem digital) das arcadas dentárias. Todos estes dados vão orientar, do início ao fim, o caso clínico. 

Após esta consulta, os dados recolhidos são enviados para o laboratório para  se executar o estudo do novo sorriso.  

Este estudo consiste na confeção do enceramento dos dentes, ou seja, no  planeamento estético, onde são avaliados vários parâmetros como a cor, forma  e posição dos dentes. A partir deste enceramento é preparado o mock-up

O mock-up é a ferramenta que vai permitir ao paciente perceber como ficará  com o seu novo sorriso, uma vez que irá conseguir visualizar, em boca, o  esboço do resultado final. 

Numa segunda consulta é então realizado o mock-up, e se tanto o médico  dentista como o paciente aceitarem e gostarem do resultado, prossegue-se com a preparação dos dentes e, posteriormente, com a confeção das facetas  dentárias. 

A consulta seguinte é, portanto, para a colocação. Nesta última consulta, é  realizada a prova das facetas confecionadas pelo técnico de prótese dentária e,  caso estejam como pretendido e planeado, procede-se à cimentação definitiva conseguindo-se, assim, um sorriso harmonioso e natural. 

Em todo o caso, antes de pensar em colocar facetas dentárias, faça já  agendamento de consulta, para que possamos avaliar se este é o procedimento mais vantajoso e adequado para o seu caso.

Drª Raquel Brandão Carvalho

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Categorias

Marcar Consulta

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO